Contato
- nutroped@ligiamodelli.com
- (11) 98616-9885
- Av. Jandira, 295 - Indianópolis - Sâo Paulo
A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando à manutenção da saúde e à redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.
A alimentação é essencial para uma vida equilibrada e a manutenção da saúde. Através de um cardápio bem elaborado, o organismo adquire nutrientes, vitaminas, reforça o sistema imunológico e restaura as funções do organismo. Uma alimentação deficiente pode causar danos ao corpo, resultando em doenças e mal-estar.
Especialmente na infância e na juventude, o corpo necessita de fontes equilibradas de nutrientes e uma boa alimentação para que seja possível um desenvolvimento saudável e adequado, atingindo o seu maior potencial. Nesse aspecto, a consulta e o acompanhamento com nutrólogo pediátrico auxilia na boa escolha alimentar e na consciência da relação dos alimentos com o organismo.
O nutrólogo atua desde o período gestacional até o fim da vida, diagnosticando e tratando patologias de origem nutricional, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares, contribuindo assim na promoção de uma melhor qualidade de vida.
A alimentação, durante a infância, tem um impacto significativo na fase adulta. Os hábitos alimentares e de vida adquiridos na infância e na adolescência tendem a permanecer no decorrer do tempo. Uma alimentação equilibrada e saudável pode prevenir uma série de doenças, influenciar a saúde e impactar a qualidade de vida do indivíduo.
Pesquisas recentes mostram que a forma como a criança se alimenta até os cinco primeiros anos de vida pode determinar o indivíduo que ela será. Por exemplo, a chance de ser um adulto obeso dobra se a criança foi obesa até os 5 anos de idade.
Portanto, é fundamental garantir que as crianças tenham uma alimentação adequada desde cedo, evitando deficiências nutricionais e distúrbios alimentares, e assim, possibilitando que a criança alcance o seu máximo potencial de desenvolvimento físico e intelectual.
Veja como é ampla a área de atuação:
A pediatria com certeza é a área mais linda da medicina. Poderia ficar horas escrevendo qual a função de um pediatra, mas ao invés disso, quero compartilhar com vocês esse texto que resume tudo o que um pediatra é!
Ser pediatra não é para qualquer um.
É preciso ter fé! Acreditamos na educação acima de tudo, na boa alimentação, no exemplo como o melhor dos ensinamentos, no amor como o melhor remédio. ❤
Ser pediatra é ser otimista. Sabemos que aquele ser tão pequenino, se tratado com respeito, dignidade e carinho, será capaz de construir um mundo mais justo e feliz.
Ser pediatra é ser uma eterna criança. Somos adultos por fora, mas por dentro… Ah! Por dentro, na alma, somos desenhos, ficção, reinos e conto de fadas. E nosso consultório se transforma nisso tudo para receber os pequenos e suas famílias.
Por fim, ser pediatra é ser um gigante. Cuidamos do papai, da mamãe, dos avós, titios e de quem mais quiser participar. Porque sabemos que o bom ser humano é a junção de todos que os cercam.
Veja como é ampla a área de atuação:
Introdução alimentar e seguimento da alimentação;
Aleitamento Materno;
Avaliação e acompanhamento do neurodesenvolvimento e crescimento;
Prevenção de comorbidades;
Orientação sobre vacinas, sono, escolas;
Estímulos para o melhor neurodesenvolvimento;
Suporte para a família;
Diagnóstico e tratamento de diferentes doenças;
Os primeiros 2200 dias são a janela de oportunidade que temos para cuidar do binômio mãe-filho. Isso porque, durante esse período, podemos ‘’moldar’’ o desenvolvimento e a programação metabólica do indivíduo (a famosa epigenética!).
Os 2200 dias compreendem a pré-concepção (quando ainda se tem o desejo de engravidar), a gestação, o primeiro ano de vida do bebê, a primeira infância (período de 1 a 3 anos da criança) e, finalmente, a fase pré-escolar (correspondente à idade de 3 a 5 anos).
Por isso, a Nutrologia tem um papel essencial nessa fase da vida, tanto da mãe como do bebê, pois, com uma alimentação saudável, suplementação de qualidade quando necessária e com um acompanhamento personalizado de acordo com cada etapa, pode-se mudar a história saúde/doença dessa família.
Pensando nessa oportunidade de ouro e, usando a Nutrologia como instrumento, atendo às tentantes (mulheres que estão tentando engravidar), às gestantes e às lactantes (período pós-parto) e, consequentemente, às crianças fruto desse período lindo.
Agora, você deve estar se perguntando: “mas como funciona a consulta de Nutrologia para as mamães e futuras mamães?”
Pois bem, no nosso encontro, temos a oportunidade de entender a dinâmica familiar e a rotina da mulher. Fazemos isso por meio de conversas sobre hábitos, preferências alimentares, atividades físicas…
Além disso, durante a consulta avaliamos possíveis carências nutricionais, composição corporal e doenças associadas. Sempre que necessário, realizaremos exames, iniciaremos suplementações e planejaremos com cuidado toda a jornada, tornando o caminho mais seguro!
A consulta de Nutrologia é indicada para as mais diversas situações, tais como:
Tentantes, ou seja, mulheres que estão tentando engravidar e querem planejar melhor essa fase, por meio de:
Gestantes e Lactantes: Nesse caso, nosso objetivo é cuidar da mãe e do bebê em conjunto, com impacto na vida futura de ambos.
Mulheres com Doenças Crônicas
Entre outros, podem se beneficiar com esse acompanhamento.
Pacientes com Dieta Especial
E qual a importância desse acompanhamento?
Neste momento, peço que você preste atenção nesses dados:
Em TODO O MUNDO, acredita-se que mais de 2 bilhões de pessoas sejam afetadas por uma forma frequentemente invisível de desnutrição: a desnutrição de micronutrientes.
Portanto, a nutrição da mulher, antes e durante a gravidez, desempenha um papel fundamental na saúde reprodutiva e é reconhecida como fator determinante para otimizar os resultados da gravidez, evitando e prevenindo complicações e possíveis comorbidades.
Lembre-se: Onde começa a nutrição de uma criança? Em que momento os nutrientes começam a fazer diferença em seu desenvolvimento?
Durante a vida intrauterina!!!
A criança pode ter a melhor alimentação após o nascimento, contudo se não houver um cuidado na vida intrauterina, sua programação epigenética será alterada, fazendo com que a criança carregue de forma transgeracional informações que prejudicam o seu desenvolvimento.